Folha Dirigida - O maior site de concursos do Brasil

Blog Espaço Jurídico

O QUE É CONDUTA ILIBADA PARA FINS DE CONCURSOS PÚBLICOS?

com 7 comentários

__ Fiz inscrição para Agente Penitenciário e uma das etapas do concurso pede a conduta ilibada.

  Tenho um processo no fórum que trata de um envolvimento meu numa briga no qual acabei sendo processado por uso de documento falso.

  Esse processo pode provocar a minha eliminação do concurso?   Eder – Rio de Janeiro / RJ 

  Resposta: 

  Não é fácil analisar questão tão complexa sem elementos mais aprofundados, especialmente porque não há uma correlação lógica imediata entre uma simples briga e o uso de documento falso.

  Uma abordagem teórica, contudo, pode ser útil não só a você, mas também a outros leitores que estejam em situações análogas, por isso cabe lembrar que a Constituição da nossa República assegura a todos o direito de ter a sua inocência pessoal presumida até o trânsito em julgado de decisão judicial condenatória, ou seja, antes que um processo criminal no qual se pretenda provar a culpa de alguém chegue ao fim com um decreto condenatório, ninguém poderá sofrer restrições em decorrência de uma simples acusação.

  Cada caso, todavia, deverá ser estudado e interpretado separadamente pelo administrador responsável pela seleção de candidatos ao ingresso no serviço público, já que é inegável que, pela gravidade e contundência de alguns elementos de convicção eventualmente existentes contra um candidato, poderá parecer mais prudente ao examinador excluí-lo da disputa e deixar a cargo do Poder Judiciário, se este vier a ser procurado pelo candidato, a decisão de deixá-lo ou não ingressar no serviço público.

  Para ilustrar a questão, por exemplo, pensemos na hipótese de um desses casos que com decepcionante frequência ganham as páginas dos noticiários onde um determinado sujeito é reconhecido por diversas crianças como o autor de atos de pedofilia, suspeito até de ter matado algumas outras.  Imagine-se que um desses homens viesse a ser aprovado em um concurso para Auxiliar de Creche, ou para Professor de Jardim de Infância.  Quem iria querer ter um filho no convívio com essa pessoa?

  O exemplo dispensa maiores comentários.

 

Escrito por Correia

16/11/2012 às 9:57

7 Respostas para 'O QUE É CONDUTA ILIBADA PARA FINS DE CONCURSOS PÚBLICOS?'

Acompanhe os comentários com RSS ou TrackBack para 'O QUE É CONDUTA ILIBADA PARA FINS DE CONCURSOS PÚBLICOS?'.

  1. meu nome e rodrigo tenho 29 anos quando eu era mais novo tinha 18 anos acabei sendo preso por vende entorpecente hoje a 7 sete anos em liberdade trabalhando vivendo uma vida digna gostaria de saber seu presta concurso e ser aprovado tem possibilidade de eu ser aceito

    rodrigo chagas

    06/04/2013 em 23:25

  2. rodrigo,tem uma lei constitucional que diz que no brasil não existe prisão perpétua salvo nos casos de guerra declarada .assim sendo toda condenação deveria voltar a liberdade anterior ja que vc paga o que deve pro estado pagou acabou mais tudo tem preconceitos nessa vida até no judiciário então quando vc passar num concurso entre com mandado de segurança contra os examinadores porque ninguém fica preso ou tem sua vida restrita pela propria justiça a tóa .eu na minha umilde opiniao acho que existe um praso depois de pago a justiça .esse praso é de cinco e dez anos dependendo do caso .boa sorte

    antonio marcos

    27/09/2013 em 20:36

  3. DR.MINHA SITUAÇÃO, 5 ANOS ATRÁS POSSUI UMA EMPRESA EM MEU NOME,DAI VEIO A FALÊNCIA,DIVIDAS FORAM ACUMULADAS EM MEU CPF PESSOA E JURITICA,NÃO TENHO MAIS ESSA EMPRESA EM MEU NOME POREN AS DIVIDAS DE EMPRÉSTIMO QUE FIZ NA ÉPOCA CONTINUA EM MEU NOME,ISSO CARACTERÍSTICA COMO NA SELEÇÃO DE CONCURSOS EM ESPECIFICO POLICIAS?

    Leidivan lima

    20/12/2013 em 13:42

  4. Boa noite estou fazendo o concurso para agente penitenciário. Há 6 anos atras tive um desentendimento com um rapaz ai ele fez um B.O contra mim deu lesão corporal leve mas o rapaz nem representou dai tive q pagar meia cesta básica no fórum. Fora isso minha conduta e de minha familia na sociedade sempre foi excelente. Caso eu passe para a fase de conduta ilibada no concurso público vc acha que posso ser reprovado nessa fase? Se reprovado posso contratar um advogado para entrar com um recurso? Tenho chances de passar dessa fase? obrigado

    André

    15/02/2014 em 0:24

  5. Sou concursada pela prefeitura da minha cidade como professora P1. Como a administração atual não teve a maioria dos votos dos funcionários efetivos eles resolveram contratar outros de sua confiança deslocando os efetivos. Minha pergunta é. Como sou concursada P1 me colocaram para atuar como P2 e contrataram vários outros para a função ao qual passei. O que devo fazer, ainda não assinei nenhum ponto.

    Lucimar Almeida

    16/02/2014 em 16:43

  6. Sou funcionária de uma prefeitura, prestei concurso para asp e estou na quarta fase que receio srr a mais difícil ja que dependemos de outras pessoas, e será feita a investigação social, mas minha preocupação e a seguinte: nao tenho problemas com vizinhos exceto por um episódio que ocorreu na frente da minha casa quando meu cachorro estava dando uma volta na rua como todos os outros fazem, e de repente uma vizinha veio mexendo no meu portão e colocando ele pra dentro, então eu dissr pra ela que ela deveria cuidar da própria vida, então ela me xingou de mal amada e entrei pra dentro. Gostaria de saber se isso caracteriza briga com vizinho e sr pode me prejudicar no caso do investigador perguntar sobre mim justo para a mesma.

    priscilla

    31/03/2014 em 15:25

  7. fou passar pela conduta ilibada e gostaria de saber se restrição no CPF reprova ou não, soltei um cheque a 6 anos atras e não consegui resgata-lo isso pode me reprovar? Acho que estou no cadastro de cheque sem fundo mas já faz 6 anos que soltei esse cheque. aguardo resposta por favor, desde já obrigado.

    andre avelino

    13/08/2014 em 20:49

Deixe uma resposta