Folha Dirigida - O maior site de concursos do Brasil

Blog Espaço Jurídico

EXAMES DE APTIDÃO FÍSICA E DIREITO A UMA SEGUNDA OPORTUNIDADE

com 5 comentários

 __  Minha prima foi aprovada em um concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro e foi convocada para os testes físicos; porém, no dia ela estava com entorse no joelho, comprovado por exames médicos, e acabou sendo eliminada; entrou com recurso, mas o mesmo foi indeferido.

  Uma outra amiga também foi eliminada no exame físico, por estar grávida, e, da mesma forma, teve seu pedido de recurso indeferido.

  Ainda cabe alguma ação para elas garantirem a possibilidade de realizar os testes físicos?  Francisco de Souza – Rio de Janeiro 

  Resposta: 

  Na primeira parte da sua pergunta você dá a entender que sua prima já se encontrava contundida quando se apresentou para ser submetida aos testes de aptidão física.  Se isso realmente tiver acontecido as chances de sucesso de uma ação judicial que tenha como objetivo reintegrá-la ao concurso ficam reduzidas, já que a melhor jurisprudência sobre o tema reconhece o direito do candidato a ser submetido a novo exame apenas àqueles que durante a realização do mesmo são acometidos por um caso fortuito ou um evento de força maior, ou seja, que sofrem contusões no ato da realização do exame.

  Na segunda parte você afirma que sua amiga teria sido excluída por estar grávida, mas como a gravidez não pode ser considerada razão suficiente para provocar a exclusão de uma candidata, vou considerar que ela tenha sido excluída por não ter conseguido obter sucesso no teste, ou até mesmo por não ter tido condições de se submeter ao mesmo.

  Nesse caso, como a gravidez não pode ser equiparada a um evento imprevisto e imprevisível, não vejo possibilidades reais de sucesso em uma ação judicial que vise a anular o ato que a excluiu do concurso.

 

Escrito por Correia

11/10/2012 às 10:57

5 Respostas para 'EXAMES DE APTIDÃO FÍSICA E DIREITO A UMA SEGUNDA OPORTUNIDADE'

Acompanhe os comentários com RSS ou TrackBack para 'EXAMES DE APTIDÃO FÍSICA E DIREITO A UMA SEGUNDA OPORTUNIDADE'.

  1. Bom dia,alguem pode me responder??

    Tenho uma dúvida fiz um concurso para seap secretária de administração penitenciaria rj
    em 2003 passarão 9 anos, a justiça tjrj reconheceu nosso direito minha pergunta é: a possibilidade de nomearem sem ter teste físico?
    para poder compensar este prazo de 9 anos que fomos injustamente escrachados e preteridos, uma pessoa que na época do concurso tinha
    40 anos hoje está com 49 anos ela não tem mais o mesmo vigor físico. qual a possibilidade de se mover uma ação para que possa ser nomeado um concursado e não ser feito a continuação do certame que é o teste fisico?digo isto na minha situação, somente o teste fisico??? é possível ?? nomearem?? direto. se a resposta for não é possível entrar com uma ação para poder não ser feito o teste físico??? outra pergunta é possível entrar com outra ação para poder marcar o teste físico para outra data??? isso no nosso concurso??? aja vista que vão nos submeter ao teste fisico com um prazo minimo de preparo, isso para eles eliminarem o máximo possível de concursados.

    urgente são 699 pessoas na mesma situação.

    muito obrigado

    marcos

    12/10/2012 em 12:43

  2. Fui reprovado no concurso da pm-go no concurso aconteceu duas coisa…uma e que a abdominal era para se realizado de uma forma;(Partindo da posição inicial, o executante realizará a flexão abdominal, mantendo os braços cruzados sobre o peito e as mãos apoiadas nos ombros, promovendo a retirada das escapulas do solo, até que o tronco forme um ângulo de aproximadamente 45º (quarenta e cinco graus) em relação ao solo, em seguida retorna-se à posição inicial.) então la na hora estava sendo executado em um ângulo de 90º e se não executa-se da forma do ângulo de 90º ele não contava a seria realizado…e quando foi para a corrida a estrutora(Priscila) falou que eu precisa corre 5 voltas e 2 bandeira ainda confirmei e ela falou com to de voz de ma vontade que era aquilo mesmo, e a pista e de 400 metros estava dividido em a saída e 3 bandeira de 100 metros então fiz o que ele me informou e mais 50 metros a mais…e ela falou no final que faltou 100 metros que eu estava reprovado… Quero alguma ajuda para me entra com recurso…não sei que argumento usar no recurso me ajuda por gentileza alguém meu e-mail e; paulohenrique.1402@hotmail.com

    Henrique

    05/07/2013 em 8:54

  3. Boa tarde,alguém pode me ajudar?
    Fiz o concurso da PMERJ na hora do teste físico fiz as barras onde precisava de no minimo 1 e no maximo 4.Fiz 2 e me machuquei mais continuei,fiz os abdominais que precisava no minimo 30 e no maximo 50 o lugar que nos colocaram para fazer estava a soltando os encaixeis da estrutura para nosso da conforto fiz um total de 37 abdominais só que o sargento só contou 31 e não contou em voz alta no outro dia com dor fiz a corrida tinha que correr no maximo: 3 km e no minimo: 1700 km.
    Fiz 2200 km sendo que corria-mos com um numero preso com alfinete e o sargento disse que se o numero solta-se era para deixarmos para lá e continuar a correr.
    Meu numero caiu e o Sub me disse que se eu passasse mais uma vez sem o numero ele não contaria minhas voltas. Tive ainda que procurar o numero.
    Entrei com recurso deram indeferido.
    Será que eu indo a justiça eu consigo pelo menos uma segunda chance de refazer o teste físico?

    Fábio Azevedo

    17/12/2013 em 13:46

  4. Olá, fiz o teste de aptidão física no concurso para para provimento de cargo de escrivão da polícia judiciária civil do estado de Mato Grosso, porém no último exercício que eram 2km em 12 minutos, na última volta tive um início de mal-súbito, impossibilitando assim a exatidão do mesmo. Pergunto: Há possibilidade jurídica de eu requerer o reteste da corrida? Vale ressaltar que fui atendida pela ambulância que se encontrava no local, sendo feito um prontuário de triagem e sendo medicada.

    Amanda

    16/04/2014 em 18:55

  5. Assim fiz meu TAF (teste físico para susepe) na
    Boa noite, tenho uma dúvida alguém poderia me dar um luz, fiz na segunda meu TAF para a susepe, passei na corrida e nas barras e no ultimo exercício fiquei por 2 adnominais, fiz 28 era necessário 30 para passar. Errei uma serie e fiquei nervoso visto que me faltava 10 segundos para terminar e não consegui completar.

    Neste caso eu poderia recorrer pedindo um novo exame. Detalhe que achei um absurdo, meu taf estava marcado para as 11 e começou passado do meio dia ..ficamos tomando chuva do lado de fora.Existe alguma jurisprudencia a qual posso recorrer
    Fico no aguardo

    joel

    07/08/2014 em 0:40

Deixe uma resposta